Plantas Aromáticas Cebolinho
por pmvs ·
Plantas Aromáticas Cebolinho
Allium schoenoprasum
O Cebolinho é um dos membros mais pequenos da família “Allium”, composto pelo alho, cebola, alho-porro e chalotas. Esta planta é nativa da Europa e da Ásia.
Benefícios para a agricultura
Atrai polinizadores. A planta tem compostos que são utilizadas como repelentes de insectos e propriedades fungícidas.
Características
- Fácil de cultivar, saboroso, decorativo graças às suas folhas verde-viva e flores lilases, o cebolinho é uma planta aromática soberba.
- Esta “erva todo-o-terreno”, tanto se dá no parapeito de uma janela como num pátio ou numa horta. Também pode instalá-la num canteiro de flores ou nos rebordos do jardim. O cebolinho é de fácil cultivo em qualquer terra de jardim ou em vasos, de preferência perto da cozinha, gosta de ser bem regado. Pode ser semeado ou propagado por divisão de raízes. Morre no inverno mas volta a rebentar na primavera.
- É uma planta rústica, que resiste a temperaturas muito baixas (até -20 C), garantindo folhas delicadas desde a primavera até novembro. Generosa e resistente, possui folhas que, depois de serem cortadas voltam a crescer. Esta folhagem desaparece no inverno, mas torna a surgir no ano seguinte.
- Faz boa companhia aos legumes e rosas, pois protege-os dos pulgões e da doença das manchas negras (um fungo). Rico em vitamina K e em sais minerais, é um elemento indispensável na gastronomia.0 seu sabor pronunciado é usado para condimentar queijos, manteigas, alfaces e outras hortaliças cruas, molhos, sopas, omeletes, etc
Funciona como repelente de insetos. É bom companheiro das cenouras melhorando o seu crescimento e sabor. Plantado em pomares de macieiras, protege-as da sarna ou junto com os pepinos ou groselhas protege contra o míldio.
Ao manipulá-lo, este deve ser cortado com tesoura ou faca e nunca arrancado. Convém deixar sempre alguns rebentos para assim preservar a força do bolbo. Se optar por deixá-lo florescer, terá uma bonita planta ornamental muito apreciada pelas abelhas e bastante vistosa quando plantada em bordaduras.
Cultivo do Cebolinho
O cebolinho aprecia solos frescos (mas não excessivamente húmidos), férteis e soltos, expostos ao sol ou a meia-sombra.
A sementeira faz-se de abril a maio, em sulcos com um ou dois centímetros de profundidade. Caso adquira mudas de cebolinho em pequenos vasos de plástico, molhe bem o torrão de terra da raiz antes de o transplantar para o jardim.
A cada três anos, desenterre a planta e separe as várias pequenas plântulas, de modo a garantir plantas viçosas.
Empalhamento
O empalhamento não é indispensável linho aprecia solos frescos. Além disso, ajuda a neutralizar as ervas daninhas.
Rega
Pulverize com água durante a sementeira ou a plantação. A seguir, regue apenas nos periodos de seca.
Correção do Solo
Caso plante numa horta, adicione estrume ou composto no outono.
Exposição Solar
Meia sombra ou sol
Plantar ou Semear
Abril e Maio
Colher
Abril até Novembro
Boas associações
Cenoura, groselha, morango e pepino
Se vai fazer cultivo em vasos num pátio, transplante as plântulas compradas em copinhos para vasos maiores, com 20 centímetros de diâmetro, preenchidos com uma mistura de terra do jardim e substrato.
Benefícios para a saúde
- Auxilia na digestão
- Estimula o sistema imunitário
- Para a cicatrização
- Para a pele
- Para evitar o cancro
- Para o cabelo
- Para os ossos
- Para reduzir o mau colesterol
- Propriedades anti-inflamatórias
- Propriedades antibióticas
- Para reduzir a hipertensão
O cebolinho é considerado uma excelente fonte de fibra dietética. Adiciona fibra ao intestino, impedindo a obstipação/prisão de ventre, distúrbios diverticulares e hemorróidas.
Ajuda a livrar-se de bactérias, leveduras e fungos no tracto intestinal, permitindo assim o bom funcionamento do sistema digestivo.
Além disso, o cebolinho contém grande quantidade de zinco, magnésio, cobre, potássio, fósforo, cálcio e ferro, relevantes na melhoria da digestão.
- O cebolinho possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por actua como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico , melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.
- Outra vitamina importante presente no cebolinho é a vitamina C que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento.
- Além das vitaminas, no cebolinho ainda é possível encontrar minerais como cálcio e fosforo e também a niacina que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.
Como consumir o Cebolinho ?
O cebolinho pode ser ingerido cru, em saladas, em batidos cremosos ou até mesmo como sumo. Cozinhado na sopa ou como condimento noutros pratos.
Utilizam-se as folhas, finamente picadas e frescas. Não é recomendado cozinhar, pois perde rapidamente o seu delicado aroma. Deve apresentar-se viçoso e mole e de preferência colher pouco antes de utilizar. Quem não tem essa possibilidade pode sempre optar por congelar.
Finamente picado, pode juntar-se a queijos creme ou manteiga, paté de atum ou simplesmentea iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe.
Combina bem com abacate e courgete, faz excelentes omeletes e é delicioso com salmão fumado, com peixe grelhado, com marisco, em saladas frias de batatas com molho de queijo ou iogurte ou simplesmente adicionado ao molho vinagrete.
Pode ainda usá-lo para decorar os pratos de sopa ou travessas várias. As flores podem também ser utilizadas da mesma forma adicionando aos pratos um leve sabor picante e um toque colorido.
O cebolinho combina bem com as várias outras ervas aromáticas, nomeadamente cerefólio, salsa, mangerona, manjericão, paprika, funcho, coentros, estragão e doce-cecília.
Fontes :
Uma Horta à mão de semear – Edições Deco Proteste
https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/cebolinho-2
https://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/cebolinho-16-beneficios-para-saude-175715
Comentários