Árvores de Fruto : A Nogueira
por pmvs · Published · Updated
O QUE DEVE SABER SOBRE ...
A NOGUEIRA
Embora existam várias espécies de nozes, as instruções de plantio e cuidado são similares. Ainda assim, já que existem centenas de variedades adaptadas a diferentes climas e doenças, recomenda-se plantar nogueiras de locais relativamente próximos.
As nogueiras podem produzir nozes deliciosas e madeira durável e atraente, mas os agricultores precisam saber que muitas vezes as nogueiras matam as plantas mais próximas! Pode plantá-las a partir das nozes, que geralmente são grátis, ou a partir das mudas, que precisam ser compradas, mas têm maior chance de sucesso.
A Nogueira...
- Nome científico: Juglans regia
- Familia: Juglandáceas
- Altura: pode superar os 25m
- Época de colheita: Princípios do Outono
- Clima: temperado a fresco
- Cuidados: controle de pragas
- Origem: Ásia
- Floração : Abril, Maio
- Maturação dos frutos : Agosto, Setembro, Outubro
Distribuição geográfica: sul da Europa, oeste da Ásia. Tal como o castanheiro, pensava-se não ser autóctone em Portugal, mas estudos recentes parecem revelar a sua presença desde há muitos anos, antes de ser introduzida ou cultivada pelo homem. Em Portugal é mais comum no centro e norte interiores.
A nogueira-comum (Juglans regia L) é uma árvore que pode medir até 25 m e é de folhagem caduca. Pertence à família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia e foram os Romanos que a introduziram na Europa.
Apresenta diversas variedades cultivadas, que geralmente se reproduzem por enxertia. As suas sementes, as nozes, de sabor agradável e ricas em óleo, consomem-se directamente ou são espremidas para obter o óleo de nozes, que se utiliza como óleo alimentar, como combustível ou como base de determinadas pinturas.
Em anos de boa colheita, uma árvore de copa grande pode produzir até 150 kg de nozes.
A nogueira cultiva-se fundamentalmente pelos seus frutos e necessita de solos profundos, ricos em nutrientes e protegidos das geadas tardias, pois as suas flores são muito sensíveis. Dão-se bem à beira dos rios.
É uma árvore com uma copa largamente ramificada, sendo os ramos inferiores grandes e sinuosos e os mais pequenos densos e retorcidos. É reconhecível pelas suas folhas. As folhas, quando esmagadas, e a casca verde dos frutos lançam um intenso e característico aroma.
O Solo...
Todas as espécies de nogueira precisam de solo de alta qualidade, e esse passo é especialmente importante se você estiver a começar um pomar.
As nogueiras têm uma grande capacidade de adaptação a diversos tipos de solos, sendo as principais condicionantes ao seu cultivo, derivadas das propriedades físicas do solo, os quais devem permitir uma drenagem rápida e ao mesmo tempo uma boa retenção de água.
As nogueiras são muito exigentes quanto ao solo que lhe vamos proporcionar. Precisam de terras fundas, ricas e bem drenadas. O inimigo nº 1 das nogueiras pode considerar-se o encharcamento.
Escolha um local com solo argiloso e de boa drenagem, com pelo menos 0,9 m de profundidade. Evite inclinações, cumes, solo pedregoso e com muita argila.
Do ponto de vista químico, os melhores solos para esta cultura são os argilo-calcáreos e silico-argilosos com pH situado entre 6,5 e 7,5.
Água...
As nogueiras necessitam de regas no final da Primavera e durante o Verão, em conformidade com o solo onde estão plantadas e o seu tamanho. É um erro pensar produzir nozes em sequeiro, a não ser para consumo familiar.
Preparação do Terreno
O solo tem que ser profundo e bem drenado; as terras que se utilizavam para plantar batatas de consumo ou semear trigo, ou os lameiros desde que não sejam alagados são as mais indicadas.
Antes da plantação e tal como se torna necessário para qualquer pomar deve-se fazer uma lavoura bastante profunda ou de preferência uma ripagem.
É aconselhável nos primeiros 4 anos de produção efectuar mobilização do terreno, ajudando-o assim a mantê-lo livre de infestantes e favorecendo o enraizamento. Após este período, é recomendável aplicar herbicida nas linhas, e deixar o enrelvamento espontâneo nas entrelinhas, devendo ser cortado quando se considerar necessário, através da utilização de máquinas apropriadas, deixando no próprio local os desperdícios que, juntamente com os ramos mais finos das podas, constituem uma boa matéria orgânica.
Este processo limita a erosão, enriquece o solo, facilita a retenção da água das chuvas e a sua infiltração e a circulação das máquinas
Época de Plantação das Nogueiras...
A plantação das nogueiras, efectua-se durante o período de repouso vegetativo, desde fim do mês de Novembro, até Março.
Quando efectuada nos meses de Novembro / Dezembro, tem a vantagem de as plantas ainda desenvolverem algumas raízes novas, o que favorece o crescimento no primeiro ano e reduz o número de falhas por pegamento, assim como favorece as cicatrizações dos cortes das raízes.
Cuidados a ter durante a plantação
- Fazer uma ligeira poda radicular e colocar a planta na cova já aberta
- Distribuir cuidadosamente as raízes
- No caso de adubação da cova, deve evitar-se o contacto directo, quer com os adubos, quer com os estrumes.
- O ponto de enxertia deve ficar acima do nível do terreno, em ligeira elevação.
- Plante as mudas na primavera. Escolha um solo argiloso e de boa drenagem e evite terrenos inclinados e topos de colinas. Coloque as mudas em buracos com o dobro de diâmetro das raízes, e fundos o suficiente apenas para enterrá-las. Para melhores resultados, preencha o buraco com uma parte de compostagem para cada três partes de solo normal. Bata o solo e regue bem.
- Espace as mudas entre 3 a 3,7 metros para acomodar o crescimento das árvores.
- Lide com as ervas daninhas. Cuide das mudas deixando a área ao redor delas livre de ervas, que vão competir com o crescimento das mudas. Remova a relva e as ervas à mão ou colocando uma barreira de tecido contra elas. As mudas maiores podem ser tratadas com cobertura para manter as ervas afastadas, usando 5 a 7,5 cm na área das raízes.
- Não use cobertura nas plantas que ainda não saíram do solo, pois ela pode impedir o crescimento das mudas. Espere até que a muda esteja lenhosa e tenha desenvolvido raízes.
As variedades aconselhadas
Para o Norte e por causa das exigências em frio e das geadas, devem-se plantar variedades de floração tardia: as francesas franquette, fernor e nas terras mais soalheiras a lara e a americana tulare.
No Sul é preferível optar pelas variedades americanas de floração mais precoce e menos exigente em frio: serr, hartley, tulare, howard e a francesa lara.
- Hartley (frutificação apical, variedade obsoleta, com produção máxima de 3000 kg/ha),
- Serr (frutificação lateral, com produção máxima de 5000 kg/ha),
- Howard (frutificação lateral, última geração, com produção máxima de 6000 kg/ha) ,
- Chandler (frutificação lateral, última geração, standard de mercado, com produção máxima de 6000 kg/ha).
- Existem ainda, como seleções varietais atuais e muito produtivas, a Sexton, a Ivanhoe, Payne e Gillete
Variedades Produtivas e Polinizadoras
Têm a vantagem de se protegerem das geadas tardias, mas com o inconveniente da maturação dos frutos ser em fins do mês de Outubro ou princípios de Novembro, aparecendo no mercado já um pouco tarde.
Modos de propagação
Por semente: semear assim que estiver madura em vasos individuais algo profundos, pois produzem uma raiz profunda e ressente-se se perturbada.
Deve-se proteger de ratos, pássaros, esquilos, etc. A semente normalmente germina no fim do inverno ou na primavera. Mude as plantas para as suas posições definitivas na primavera e resguarde-as do frio durante os primeiros invernos.
As nozes também podem ser armazenadas no inverno no frigorífico, com alguma humidade e plantadas no início da primavera, embora depois possa precisar de um período de estratificação a frio antes de germinar.
Proteção Fitossanitária
Bacteriose: o período de máximo risco ocorre desde a abertura das folhas até ao fim da floração. As aplicações de cobre devem ser renovadas ao longo do desenvolvimento vegetativo e segundo as condições meteorológicas, evitando a plena floração.
Antracnose
Bichado: as datas dos tratamentos podem ser determinadas utilizando armadilhas sexuais, podendo ser utilizados produtos ovicidas ou larvicidas.
O Fruto : a NOZ
A noz detém uma casca muito rija e enrugada, com o interior dividido parcialmente em duas ou quatro células.
Trata-se de um alimento muito nutritivo, com um alto valor calórico, atingindo as 700 kcal/100g) e entre as vitaminas presentes, as mais importantes são as do grupo B e o ácido fólico.
A noz é a oleaginosa mais rica em cobre e zinco, rica em ácido linoleico e com valores interessantes de potássio, magnésio, sódio, fósforo, enxofre, ferro e cálcio.
A nível medicinal, tem um efeito anti-helmíntico, adstringente, bactericida, depurativo, detergente, digestivo, diurético, hemostático, inseticida, laxativo, tónico e vermífugo.
As nozes, de sabor agradável e ricas em óleo, consomem-se diretamente ao natural ou na confeção de pratos, molhos e sobremesas ou são espremidas para obter o óleo de noz, que se utiliza como óleo alimentar, como combustível ou como base de determinadas pinturas.
A apanha dos frutos
De Setembro a Outubro, as nozes começam a cair das nogueiras. Mais cedo ou mais tarde, consoante a variedade. É muito bonito ver esta evolução. A casca e a polpa do fruto da nogueira começam a estalar, retraem-se e deixam ver a noz que entretanto, liberta, cai. Depois, é só apanhar e secar ao sol. Se esquecemos alguma, com grande probabilidade irá germinar e nascer uma pequena nogueira.
Num pomar intensivo e que se visa a venda das nozes, tem que se pensar no varejamento mecânico e nas consequentes máquinas de tirar o cascarão, secadores, máquina de calibrar e máquina de extracção das falidas.
Propriedades medicinais
A nogueira é uma árvore popular por sua utilidade medicinal, vinda da Eurásia, sua fama da-se ao fato que várias partes da planta podem ser usadas para tratamentos comuns. De casca acinzentada e folhas longas e verde-claras, essa árvore pode chegar a 25 metros de altura.
Seu uso já era citado na Roma antiga, onde os habitantes das cidades acreditavam que o fruto da planta, a amêndoa, por ter o formato de cérebro humano, era eficaz no combate a males da cabeça. Outras culturas falam que eles assemelhavam o formato do fruto ao cérebro do Deus Júpiter, que na cultura Grega se refere a Zeus. Sua composição é principalmente benéfica devido à quantidade de taninos, inosita, juglona, jugladina, minerais resinosos e pécticos.
AS PARTES que PODE UTILIZAR
Casca:
- Antifúngico
- Adstringente
- Detergente
- Laxante
- Purgante
Folhas e Fruto:
– Antiinflamatórias.
Todas as partes da plantam podem ser utilizadas na substituição de anti-sépticos, suas folhas ainda possuem um óleo aromático, e o seu chá auxilia na redução de glicose presente na urina, sendo bastante utilizada no tratamento de portadores de diabetes, como um ótimo banho para limpeza íntima das mulheres, repelente de insetos e cicatrizante de feridas e erupções cutâneas.
Seu uso ainda trata de males como doenças uterinas, sistema urinário, inflamações dos ovários, anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabete, diarreia, fraqueza orgânica, gota, hemorroidas, icterícia, impureza do sangue, mal do Pott, mau-hálito, pele ressequida, reumatismo e transpiração.
Os frutos, conhecidos como nozes, são bem agrestes e com mesocarpo de sabor adstringente, endocarpo lenhoso, bivalve e dividido em quatro lojas com semente comestível. São bastante utilizados na culinária, assados ou em conservas. São ricos em ácidos gordurosos essenciais, o famoso ‘’colesterol bom’’, vitamina C que combate os radicais livres e manganês. Deve ser evitado por pessoas com estômago sensível a tanino, pois esses compostos possuem o nível ácido alto, podendo também causar mal-estar e crises de vômito.
Uso
É possível ainda fazer algumas receitas utilizando a nogueira como ingredientes principal, basta ferver 3 colheres de café das folhas secas. Deve ser consumido 2 a 3 xícaras ao dia.
Fontes :
https://www.remedio-caseiro.com/nogueira-veja-os-beneficios-e-propriedades-desta-planta/
http://www.vidarural.pt/insights/as-nozes-e-amendoas-da-quinta-do-pereiro/
http://nozesenogueiras.blogspot.pt/2010/09/nozes-e-nogueiras.html
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/nucicultura.htm
http://marketingagricola.pt/producao-e-comercializacao-de-noz/
https://casaldanarceja.wordpress.com/2012/12/19/nogueira-juglans-regia-l/
http://nozesenogueiras.blogspot.pt/2011/05/producao-de-nozes-questoes-que-devem.html
https://pt.wikihow.com/Plantar-Nozes
Fantástico artigo! A informação está tão difusa na internet que é difícil de encontrar. E informação quanto aos solos pior ainda. Estou a tentar perceber o que plantar nos meus terrenos e finalmente consegui saber especificamente onde plantar as nogueira!
Muito agradecido!
Muito obrigado. Essa era a intenção ! Ajudar. Obrigado.
Bom dia
Tenho uma nogueira, “filha” de uma outra existente em casa dos meus pais, e há uns cinco anos transplantei-a para um terreno para substituir uma velha nogueira que entretanto tinha secado. A nogueira, tem actualmente cerca de 2m de altura, está muito viçosa, mas não há meio de dar fruto! Há algo que se possa fazer para a levar a frutificar? O facto de ter sido plantada perto do local onde a outra secou terá alguma influência?
Obrigado!
Boa noite
tenho uma nogueira muito antiga,com cerca de 40 e tal anos, é muito grande em altura e largura.
todos anos dá uma “carrada” de nozes ,mais de 50 kilos, este ano,contudo está a começar a “invadir”
outras árvores.
gostaria,se possível, que me informasse se posso poda-la, se é este o termo.e melhor altura do ano e como hei de fazer
Melhores cumprimentos.