Princípios da Agricultura Biológica
Princípios da Agricultura Biológica
Após investigar um pouco, encontrei nalguns sites a informação que precisava. Afinal, existem princípios que devem ser respeitados quando se fala de agricultura biológica. De acordo com as fontes que consultei, a informação é a seguinte:
A agricultura biológica é um modo de produção de alimentos, que respeita os ciclos de vida dos mesmos, de forma natural. Ela minimiza o impacto humano sobre o meio ambiente e opera o mais natural possível, de acordo com os objectivos e princípios que incluem o seguinte:
- As culturas são rodadas para que os recursos no local sejam utilizados de forma eficiente.
- Os pesticidas químicos, fertilizantes sintéticos, antibióticos e outras substâncias são severamente restringido
- Os organismos geneticamente modificados (OGM) são proibidos
- Recursos locais são bem utilizados, como esterco para adubo ou alimentos para animais produzidos na fazenda
- Espécies vegetais e animais resistentes a doenças adaptadas ao ambiente local são utilizadas
- Os animais são criados ao ar livre e são alimentados com forragem orgânica
- Práticas de criação animal são adaptados para as diversas espécies de animais
A agricultura biológica é parte duma extensa cadeia, que inclui o processamento de alimentos e a distribuição a retalho. Cada elo dessa cadeia tem como objectivo oferecer os benefícios da produção de alimentos orgânicos em termos de:
- confiança do consumidor e que as garantias o logotipo oferece
- proteção ambiental
- qualidade dos alimentos
- bem-estar animal
A IFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agriculture Biológica, define os seguintes princípios subjacentes à Agricultura Biológica:
Saúde – o papel da Agricultura Biológica, tanto na produção como na transformação, distribuição ou consumo, é produzir alimentos nutritivos e de alta qualidade, que contribuam para a saúde e o bem-estar. Considera-se, numa abordagem mais abrangente, que a saúde dos ecossistemas, animais e plantas é indissociável da saúde do Homem.
Ecologia – o respeito pelo ambiente leva, em Agricultura Biológica, ao desenho de sistemas agrícolas onde se inclui a criação de habitats e a manutenção da diversidade genética e agrícola, onde se fomentam ciclos fechados de nutrientes e materiais e o uso eficiente da energia e onde se preservam e beneficiam as paisagens e os recursos naturais.
Justiça – o objectivo de contribuir para a soberania alimentar e para a eliminação da pobreza, através da produção de alimentos nutritivos e em quantidade suficiente, o respeito pela qualidade de vida de todos os intervenientes, partindo dos agricultores e mão-de-obra agrícola, até ao consumidor final, e uma atitude respeitadora para com os outros seres vivos e os recursos naturais, são princípios que norteiam a Agricultura Biológica.
Precaução – a precaução, a responsabilidade e a transparência são as principais preocupações na escolha e desenvolvimento de métodos e tecnologias aplicáveis em Agricultura Biológica.
Download do infografic aqui
Fonte e Texto : http://www.agrobio.pt/pt/4-principios-da-ab.T135.php
Comentários