Ícone do site Agricultura Biológica

A aula 7 ou O roubo da beringela

beringela

A sétima aula começou de forma agradável. O meu respeito pelo formador aumentou!

Vou contar porquê.

O dia estava bonito e começámos a colher os vegetais que estavam prontos para serem colhidos.

Fiquei fascinado com as beringelas, que estavam com um ar muito mais vivo desde que levaram água. Começa-se a ver diferenças substanciais, só pelo simples facto de as regarmos um pouco mais. Pedi para que uma delas viesse para mim. Outra colega também pediu o mesmo. Apanhámo-las e colocámo-las no baldinho para mais tarde fazer a distribuição.

Uma era linda, a outra nem por isso.

A aula decorreu com a normalidade do costume (uns a fumar e a fazer de conta, outros na carpintaria e no cultivo), até que a meio da mesma, olho para o baldinho e para meu espanto, a beringela linda tinha desaparecido! Fiquei chocado. 

Não é a questão da beringela, essas posso, felizmente comprar em qualquer supermercado, é a questão da atitude e moral (ou falta dela) que levam as pessoas a esconder o que outros plantaram e cuidaram, sem consultar ninguém. Está mal ! Os produtos apanhados deveriam ser distribuídos apenas no final e com o consentimento de todos. Uns dias umas coisas, outros dias outras.

Falei com o formador, que prontamente decidiu abordar o assunto no final da aula.

Antes, falámos de adubação verde e de raízes. É sempre bom saber!

Estabeleceram-se regras. Contra a ganância e o salve-se quem puder. A ver se são cumpridas!

 

Nota: Este post foi escrito após a aula 9 , onde abordo que afinal os “animais” não devem ser alimentados….nem com beringelas roubadas!