Plantas aromáticas – Manjericão

Manjericão - imagem original de: Alden Chadwick

Plantas aromáticas – Manjericão​

O manjericão é uma planta medicinal também conhecida como Alfavaca, Basílico, Basilicão, Anfádega, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.

O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados.

Família

Lamiaceae (Lamiáceas)

Constituintes

Óleos essenciais (timol, linaol, cineol, eugenol), taninos, flavonoides, cânfora

Partes utilizadas

Folhas secas. Sumidades floridas.

Para que serve o manjericão

O manjericão serve para ajudar no tratamento de tosse, catarro, feridas, problemas de estômago, falta de apetite, gases, mau hálito (gargarejo), aftas (gargarejo), dor de garganta, rouquidão, amigdalite, náusea, verruga, prisão de ventre, cólica, ansiedade, insónia, enxaqueca e picadas de insectos.

Propriedades do manjericão

As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.

Modo de uso do manjericão

As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, em forma de chá ou como tempero para saladas, carnes e massas.

  • Infusão de manjericão: adicionar 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, esperar amornar, coar e beber a seguir.

O manjericão é excelente para curar queimaduras na pele, você só precisa colher algumas folhas de manjericão e colocá-las sobre as queimaduras por 15 minutos, faça isso várias vezes que você verá os resultados em 4 dias. Se você mastigar as folhas, isso pode aliviar a azia e a dor de cabeça.

Consuma duas colheres de sopa de manjericão duas vezes por dia, isso vai ajudar a melhorar a sua memória. O mesmo se aplica para extrair uma erupção cutânea, pode aliviar e curar. No caso de um vírus varicela, no entanto, irá corrigir três colheres de chá de extracto de manjericão dia para aliviar os sintomas desagradáveis ​​da doença. O extracto de manjericão irá ajudá-lo a dormir melhor e se você combiná-lo com gengibre e mel pode melhorar os sintomas da asma.

Você pode diminuir a febre tomando um chá com quatro folhas de manjericão. Outro remédio caseiro com manjericão é um chá de manjericão e leite para a tontura. Os chás de manjericão também servem para diminuir a ressaca.

Se você possui acne, faça uma pasta usando algumas folhas de manjericão, hortelã e suco de limão, processe os ingredientes e depois aplique-os sobre a acne por 20 minutos, depois lave a área. Se você tem queda de cabelo, aplique um pouco de óleo de manjericão no couro cabeludo fazendo uma massagem.

Efeitos colaterais do manjericão

Os efeitos colaterais do manjericão incluem reações alérgicas.

Contraindicações do manjericão

O manjericão está contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de 12 anos e em mulheres em fase de lactação.

manjericao

Clima

O manjericão ou basílico, é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C. A planta não suporta baixas temperaturas, devendo ser cultivada dentro de estufas em regiões de clima frio, ou apenas durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente o manjericão pode ser cultivado durante todo o ano.

Luminosidade

O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, e apenas solos muito ácidos são inadequados.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.

Plantio

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também pode ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura.

O manjericão também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes (demora até duas semanas) e então plante no local definitivo.

O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, alguns cultivares de manjericão podem ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer um dos cultivares disponíveis.

Tratos culturais

Alguns horticultores cortam as flores para favorecer o crescimento das folhas.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.

Observações
Planta eficaz contra os distúrbios digestivos e que apresenta sobretudo benefícios culinários importantes (sabor, efeito desinfectante, efeito digestivo).

Também é possível utilizá-lo em forma de decocção, contra aftas e mau hálito.

 

 imagem original: Alice Henneman

imagem original: Alice Henneman

O Manjericão na Cozinha

Aplicações Culinárias

O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. Deve ser acrescentado no final do cozimento.
Delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarella. Também conhecido como Basílico, é a erva aromática de excelência para a aromatização de pizzas, molhos (principalmente com base de tomate) e massas.

Origem

Nativo da Índia, onde é cultivado quase que como planta sagrada.

Aroma e Sabor 

Tem um aroma semelhante ao jasmim e um sabor agradavelmente apimentado que dá aos pratos um aroma de frescura.

Saúde e bem-estar

Estimula o apetite, acelera a digestão, impede o inchaço, melhora rim e mucosa.

Ficha Resumo

Excelente ficha sobre o manjericão, retirado do site http://noocity.com/

Pode efectuar o download da ficha, aqui.

 

Fontes:

Manjericão – imagem original: Alden Chadwick

Manjericão – imagem original: Alice Henneman

http://www.hortas.info/como-plantar-manjeric%C3%A3o

http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/manjericao.aspx

http://www.criasaude.com.br/N3677/fitoterapia/manjericao.html

http://www.tuasaude.com/manjericao/

http://noocity.com/pt/biblioteca?sID=336

http://dicassobresaude.com/remedios-caseiros-com-manjericao/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: