Receitas contra ácaros e pulgões

Ácaros e Pulgões

Receitas contra ácaros e pulgões

 

A maior parte das pragas atacam geralmente na primavera, período de fertilidade e de grande actividade na natureza. Existem muitas receitas contra ácaros e pulgões, que vamos ver mais à frente.

Elas causam vários estragos nas plantas, além de favorecer o surgimento de doenças, principalmente fúngicas. As pragas geralmente tornam-se um problema mais sério quando há um desequilíbrio ecológico no sistema onde a planta está inserida.





 pragas

Outras situações que podem favorecer o seu surgimento são desequilíbrios térmicos, excesso ou escassez de água e insolação inadequada.

Aqui ficam algumas “receitas caseiras” contra estas pragas que dificultam todo o nosso trabalho para termos uma horta bonita e saudável.

  1. Fazer um batido de alho esmagando cerca de 10 alhos em 2 litros de água e deixar descansar cerca de 13 dias. Mistura este liquido em 20 litros de água e pulverizar na plantas atacadas. Contra pulgões.
  2. Bater cerca de 200 gramas de folhas de coentros no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas com este preparado. Combate ácaros e pulgões.
  3. Esmagar cerca de 100 gramas de folhas de manjericão num litro de água (durante 24h) e aplicar. Serve como insecticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlas algumas doenças. Também é óptimo contra o besouro da batata.
  4. Os frutos da pimenta (Capsicum annuum) são repelentes de pulgões, cochonilhas e insectos em geral. Coloque a pimenta em uma vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano ralo ou coador para não entupir o pulverizado.
  5. As sementes da mostarda também combatem as cochonilhas. Misturar 100g de mostarda em pó para 1 litro de água.
  6. Fazer chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para as plantas fracas e combate várias doenças.
  7. Moa as folhas secas do tomilho e polvilhe-as sobre as plantas e o solo. Afugenta os percevejos e as pulgas. Plantado junto às couves, o Tomilho também repele a lagarta das folhas.
  8. 200g de folhas de arruda para 2l de água, deixar de molho durante 24h. Pulverizar no pulgões e repetir depois de 15 dias
  9. Extracto de tomateiro – 1/2 kg de folhas e talos de tomateiro, 1 litro de álcool – Deve picar as folhas e talos do tomateiro e misturar com o álcool. Deixar em repouso, em recipiente fechado, por alguns dias. Coar e diluir um copo do extracto num balde com 10 litros de água.  Pulverizar sobre as plantas.
  10. Cravo-de-defunto ou cravinho da índia (Tagetes patula): quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides. Plante junto aos tomateiros para evitar a broca do tomate.
  • Quando usada como cama para cães, ela afugenta pulgas. Para repelir insetos, macere folhas e flores e coloque-as em álcool diluído em água por 12 horas. Para 200 g da planta macerada, utilize 1 litro de álcool. Neste caso, dilua o extracto em 15 litros de água e pulverize sobre as plantas atacadas.




Existem muitas mais receitas contra os insectos, por agora ficam aqui estas. Espero que ajude nas vossas hortas.

O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insectos – pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto.

Fonte: http://www.viveirovidanova.com

Texto retirado do grupo Hortelões Urbanos, texto de Daniela Pastana Cuevas 

http://noocity.com/pt/biblioteca?sID=662

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: