Lua : Fases em Setembro e suas culturas

Fases da Lua

As fases da lua em Setembro e o que deve fazer durante os seus ciclos:

  A Lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. A atracção magnética que exerce sobre a terra, influencia o volume da seiva circulando no interior das plantas e vegetais. Plantar de acordo com as fases da Lua em que ela se encontra é bastante produtivo.

Tudo o que cresce acima da terra, nos primeiros três dias após a Lua Nova, o que cresce abaixo da terra, durante os três dias antes da Lua Nova.

Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser plantadas entre a Lua Nova e o Quarto Crescente.

Durante a Lua Cheia e a Lua Nova devem plantar-se aquelas espécies cuja parte comestível é a parte radicular (batatas, cenouras, cebolas etc).

Plantas anuais que dão seus frutos sobre o solo cujas sementes crescem na parte externa das plantas e que tem muita folhagem são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase. Ex.: espargos, brócolos, couve flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, endívias, chicória e escarola

1º Quarto Crescente. Plantas anuais que dão seus frutos sobre o solo, cujas sementes crescem na parte externa das plantas e que tem muita folhagem são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase. Ex.: espargos, brócolos, couve flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, endívias, chicória e escarola.

2º Quarto Crescente. Plantas anuais que crescem acima do solo, mas que produzem suas sementes na parte interna do fruto. Ex.: tomate, feijão, fava, berinjela, melão, abóbora, PIMENTA, ervilha, etc. Obs.: Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira fase quanto na segunda fase do Quarto Crescente.

Na Lua Cheia podem também plantar-se bolbos sendo sendo ainda um período indicado para efectuar transplantes, podas e colheita de frutos.

O Quarto Minguante é caracterizado por ser uma fase de “descanso” onde o crescimento é reduzido. Assim é indicado para efectuar podas e colheitas e ainda para o arranque de ervas daninhas e a construção de pilhas de compostagem para adubo.

3º Quarto Minguante Ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. Ex.: cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.

4º Quarto Minguante. Uma boa fase para corte de madeira e de bambu.

Diz ainda a tradição que não se deve plantar nos dias de LUA CHEIA e LUA NOVA.

E em Setembro teremos o seguinte calendário lunar:

 

Lua em Quarto crescente : 02 de Setembro de 2014 às 12h 11m

alface, favas, feijão, ervilhas

Lua Cheia : 09 de Setembro de 2014 às 02h 38m

repolho, couve-flor

Lua em Quarto Minguante : 16 de Setembro de 2014 às 03h 05m 

cenoura, cebola, alho, nabos, aipo, rabanetes

Lua Nova :  24 de Setembro de 2014 às 07h 14m

agrião, couves diversas, chicória, coentros, salsa

  Para complementar o que é dito no artigo, um dos participantes do grupo Horta em Casa, referiu o seguinte, como excepção : 

Embora as couves e alfaces dêem acima do solo ( a parte que comemos), todas estas que formarem cabeça devem ser semeadas/plantadas, com a lua a decrescer. Isto porque esta lua diminui a velocidade de crescimento o que permite formar umas belas cabeças. Na lua a crescer, podem espigar precocemente.

Se se vai semear cenouras mas queremos deixar algumas para dar sementes, então semeamos com lua crescente pois o que queremos, dá acima do solo. E já agora e isto é da Biodinâmica: a lua cheia perto do perigeu da lua trás sempre muitas doenças criptogâmicas.

Consulte também o calendário agrícola para Setembro, bem como o artigo O que diz o Borda d’Água para Setembro   Fonte : Documento word extraído do grupo do facebook – Agricultura Biológica em Portugal, sem autor identificado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: